quarta-feira, 4 de agosto de 2010


CIDADANIA E TECNOLOGIA NA ESCOLA
SUBTEMA: O PORQUÊ DO ENSINO DA TECNOLOGIA NAS ESCOLAS

A formação de um cidadão consciente e integrado a sociedade é o principal objetivo da educação. E se é pretendido formar cidadãos, a tecnologia deverá estar presente nesse ensino.
Ma o porquê desse ensino, qual a finalidade desse conteúdo nas escolas e a utilidade para a vida em sociedade é o alvo de pesquisa de nosso grupo.  Temos pouca informação sobre o uso da tecnologia na escola e por isso o aprofundamento será necessário. O modo como se trabalhar com essa vertente na educação escolar deixa muitos professores inquietos e cheios de dúvidas.
Há muitos estudos feitos a respeito da tecnologia nas escolas e através de pesquisas a boas fontes, encontraremos respostas a inúmeras perguntas. O mundo evolui a todo momento e a escola está inserida na sociedade, sendo parte importante e indispensável para todo ser humano. Se o mundo é pura tecnologia, a escola também deve tomar partido dessa.

As tecnologias são pontes que abrem a sala de aula para o mundo, que representam, medeiam o nosso conhecimento do mundo. São diferentes formas de representação da realidade, de forma mais abstrata ou concreta, mais estática ou dinâmica, mais linear ou paralela, mas todas elas, combinadas, integradas, possibilitam uma melhor apreensão da realidade e o desenvolvimento de todas as potencialidades do educando, dos diferentes tipos de inteligência, habilidades e atitudes (BARBERO, 1996).
Cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e procedimentos metodológicos. Mas também é importante que amplie, que aprenda a dominar as formas de comunicação interpessoal/grupal e as de comunicação audiovisual/telemática (MORAN, 2000).


GRUPO: LENITA, MARLENE, ROSEMEIRE, JULIANA, ANA LUCIA, SIMONE, FULVIA.