quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Cooperação

Cooperação no processo ensino-aprendizagem


COOPERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Nos sentimos receosos quanto a necessidade de formar uma consciência cooperativa em nossos alunos, já que não tivemos uma formação baseada nesse conceito: “cooperação”. Pois atualmente existe a necessidade de saber lidar democraticamente com tal questão para atuar no mundo de hoje.

O professor deve assumir então o papel de mediador da aprendizagem, alguém que motiva e orienta seus alunos para que busquem a construção do conhecimento.

Mas todo este apoio deve prever a atuação do aluno como autor do seu próprio processo de aprendizagem, deve promover a autonomia e a reflexão crítica.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PORQUÊ O ENSINO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA



É de suma imporancia  que o interesse pelo uso das tecnologias nas escolas seja despertado por  todos “escola’, para que o professores transformem suas práticas em processos permanentes para ajudar o aluno na construção de sua identidade e para seu projeto pessoal, profissional e no desenvolvimento de suas habilidades de compreensão , emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços e se tornarem cidadãos  realizados.

O professor e escola precisa necessariamente saber  fazer a mediação pedagógica utilizando as tecnologias e seus recursos materiais e físicos , como esse caminho é lento precisa ser acompanhado de perto , capacitação-ação.Pois será visível a mudança na rotina didática de cada um objetivando a aprendizagem. Pois não basta dominar as máquinas e sim como e porque  utilizar a metodologia na prática.

Há nesse novo tempo fatores positivos e negativos , cabe a escola mediar pois,é uma entidade educacional  na qual deve usá-la de forma positiva ‘valores’ para alcançar os objetivos que certamente é de formar indivíduo com iniciativa e autonomia para questionar e resolver problemas , acima de tudo seres de bom caráter.

“Sem orientação,a tecnologias na escola tem poucos efeitos benéficos”!

Arquivo: Sume Goiania

Tatiana  Duarte( 2008)

Marlene r. de Lima

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Como utilizar as tecnologias na escola - JOSÉ MANUEL MORAN

http://www.eca.usp.br/prof/moran/utilizar.htm

TECNOLOGIA E ESCOLA

O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, o desenvolvimento de projetos e não predominantemente a transmissão de conteúdos específicos. As aulas se estruturam em projetos e em conteúdos. A Internet está se tornando uma mídia fundamental para a pesquisa. O acesso instantâneo a portais de busca, a disponibilização de artigos ordenados por palavras-chave facilitaram em muito o acesso às informações necessárias. Nunca como até agora professores, alunos e todos os cidadãos possuíram a riqueza, variedade e acessibilidade de milhões de páginas WEB de qualquer lugar, a qualquer momento e, em geral, de forma gratuita.

O educador continua sendo importante, não como informador nem como papagaio repetidor de informações prontas, mas como mediador e organizador de processos. O professor é um pesquisador – junto com os alunos – e articulador de aprendizagens ativas, um conselheiro de pessoas diferentes, um avaliador dos resultados. O papel dele é mais nobre, menos repetitivo e mais criativo do que na escola convencional. (MORAN, 2009)

A PARÁBOLA DO LÁPIS

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

quarta-feira, 4 de agosto de 2010


CIDADANIA E TECNOLOGIA NA ESCOLA
SUBTEMA: O PORQUÊ DO ENSINO DA TECNOLOGIA NAS ESCOLAS

A formação de um cidadão consciente e integrado a sociedade é o principal objetivo da educação. E se é pretendido formar cidadãos, a tecnologia deverá estar presente nesse ensino.
Ma o porquê desse ensino, qual a finalidade desse conteúdo nas escolas e a utilidade para a vida em sociedade é o alvo de pesquisa de nosso grupo.  Temos pouca informação sobre o uso da tecnologia na escola e por isso o aprofundamento será necessário. O modo como se trabalhar com essa vertente na educação escolar deixa muitos professores inquietos e cheios de dúvidas.
Há muitos estudos feitos a respeito da tecnologia nas escolas e através de pesquisas a boas fontes, encontraremos respostas a inúmeras perguntas. O mundo evolui a todo momento e a escola está inserida na sociedade, sendo parte importante e indispensável para todo ser humano. Se o mundo é pura tecnologia, a escola também deve tomar partido dessa.

As tecnologias são pontes que abrem a sala de aula para o mundo, que representam, medeiam o nosso conhecimento do mundo. São diferentes formas de representação da realidade, de forma mais abstrata ou concreta, mais estática ou dinâmica, mais linear ou paralela, mas todas elas, combinadas, integradas, possibilitam uma melhor apreensão da realidade e o desenvolvimento de todas as potencialidades do educando, dos diferentes tipos de inteligência, habilidades e atitudes (BARBERO, 1996).
Cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e procedimentos metodológicos. Mas também é importante que amplie, que aprenda a dominar as formas de comunicação interpessoal/grupal e as de comunicação audiovisual/telemática (MORAN, 2000).


GRUPO: LENITA, MARLENE, ROSEMEIRE, JULIANA, ANA LUCIA, SIMONE, FULVIA.